BIBLIOTECA DO ABISMO: GÊNESIS POR ROBERT CRUMB

novembro 4, 2009 at 9:11 pm 2 comentários

robert crumb genesis 2

 

Provando o bom momento que os quadrinhos vivem no Brasil, saiu por aqui, em lançamento mundial, o livro do Gênesis ilustrado por Robert Crumb, publicado pela Editora Conrad. Se bem que “ilustrado” não é o termo correto: é uma obra verdadeiramente autoral, tendo por base o primeiro livro sagrado da Bíblia.

Há quem afirme que este trabalho foi menor dentro da obra do quadrinista norte-americano. Discordo totalmente. É verdade que o texto reproduz ipsis literis a Bíblia. Contudo, só o fato dele ter escolhido uma entre as possíveis traduções já demonstra que não se trata de simplesmente fazer ilustrações para o livro. Escolha consciente do artista, portanto, que sabia muito bem o que queria em cada uma das páginas desenhadas.

O que a torna autoral é justamente as escolhas de Crumb. Ele seleciona o que mostrar ou não. O fato de manter o texto inalterado serve para ressaltar as contradições das próprias religiões que tomam o texto como sagrado. Temos estupros, assassinatos, incesto, e tudo isto está lá, na fonte original. Ao explicitar nos desenhos o que ocorre na narrativa, Crumb desnuda os preconceitos reforçados pelas instituições religiosas. Todas as proibições morais e sexuais são praticadas pelos personagens, muitas vezes sem o menor pudor.

Os representantes das igrejas tomam para si o papel de árbitros do que pode ou não ser praticado, e condenam, por vezes sem justificativas racionais, atos e idéias que contrariem o que eles determinam. A autoridade que baseia suas decisões é a da fé, e a Bíblia é o texto que serve de base para os discursos religiosos. Vem então Crumb e utiliza a própria Bíblia para expor a hipocrisia e arbitrariedade dos que a utilizam para destilar e reafirmar seus próprios preconceitos.

O que temos em Gênesis por Robert Crumb é mais do que um livro ilustrado. A obra serve para desconstruir os argumentos religiosos, e com base no próprio texto bíblico. Desta forma, o autor diminui consideravelmente o espaço de manobra para quem pretender contrariar sua visão. Ao manter intactas as palavras do Gênesis, impossibilita que se utilizem argumentos de autoridade com base “na palavra sagrada”. Longe de ser uma obra menor, na verdade Crumb marcou um belo gol com este livro.

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , , , , , , .

FALA EVA E ADÃO BEM RÁPIDO O CRIME PERFEITO

2 Comentários Add your own

  • 1. Lúcio Manfredi  |  novembro 4, 2009 às 10:28 pm

    Ótimo nome, esse da Biblioteca do Abismo! E uma resenha inaugural bem bacana, que dá vontade de sair correndo pra livraria, comprar o livro do Crumb.

    Abs.
    L.

    Responder
    • 2. rafaelluppi  |  novembro 5, 2009 às 10:38 am

      Valeu, Lucio! Espero ir aos poucos aumentando esta biblioteca!

      E o que está esprando pra ir correndo comprar o livro? 😉

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

novembro 2009
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: